Comunicado importante sobre “BOLETOS FALSOS”

Cuidados para não pagar boletos falsos

 

Conforme já noticiado pela mídia, vem acontecendo com grande frequência, uma fraude aplicada contra consumidores e instituições financeiras: A emissão de boletos de pagamentos falsos com números alterados.
Alertamos aos senhores para os devidos CUIDADOS COM PAGAMENTO DE BOLETOS da MPA AUTOMAÇÃO EIRELI ME (MPA AUTOMAÇÃO E ENERGIA).

 

Nossas comunicações somente utilizam o domínio @mpaautomacao.com.br

 

A MPA não reconhece mensagens enviadas em seu nome por meio de outros provedores como: GMAIL.COM, TERRA.COM.BR, YAHOO.COM.BR, HOTMAIL.COM, SRV119.INFO, SISBO112.COM, SICMAIL1.COM, SISAVISO16.COM, ICOBRANCA3.INFO, SISMAIL1.COM, DENTRE OUTROS. A internet possui vários meios de falsificação de e-mail. Fique atento a possíveis fraudes.

 

Não enviamos notificação de por e-mail com correção de calculo de PIS/Cofins cobrado à maior, até porque nossas notas não destacam tais impostos, pois estamos enquadrados no Simples Nacional.

 

Não enviamos notificações por e-mail de avisos de envio a cartório de títulos em atraso.

 

Exemplo de Boleto MPA

Nossos boletos são emitidos somente pelos bancos Itaú e Bradesco, caso venha por outras instituições bancárias, confira a autenticidade e entre em contato conosco pelos telefones (62) 3541-0015 / 3541-0014 ou 3087-4598.

 

Figura 1 (Exemplo de como conferir a autenticidade de um boleto ITAU)

Como conferir boleto Itau.jpg

Figura 2 (Exemplo de como conferir a autenticidade de um boleto BRADESCO)

Como conferir boleto Bradesco.jpg

 

Confira algumas dicas para não cair neste golpe:

 

  1. CÓDIGO DE BARRAS

Se o boleto é do BANCO ITAÚ a numeração deve começar com 341, se for do banco do BRADESCO 237, etc;

Caso seja detectado alguma divergência, não pague, é FRAUDE;

 

  1. AGÊNCIA E CONTA BANCÁRIA CITADA NO BOLETO;

No sequencial numérico do código de barras do ITAÚ constam o “nosso número” que deve ser o mesmo do boleto original (enviado juntamente com a nota fiscal), consta também o “número da conta” que também deve ser idêntico ao indicado no exemplo da figura 1.

No sequencial numérico do código de barras do BRADESCO constam o número da agencia e o número da conta, conforme indicado na figura 2.

Caso seja detectado alguma divergência, não pague é FRAUDE;

 

  1. Verifique também o nome do BENEFICIÁRIO ou CEDENTE que aparecerá antes da conclusão do pagamento. Todos nossos títulos estão em nome da MPA.

 

  1. BOLETO VENCIDO, O SISTEMA BANCÁRIO EM SUA NORMALIDADE GERA JUROS; ao atualizar o boleto em seu computador, observe se foram cobrados juros, pois é natural que os bancos cobrem juros em decorrência de atrasos, não cobrando juros, é FRAUDE;

 

  1. Banco Itaú gera boletos Itaú; não se pode um banco gerar boletos de outros bancos; tampouco um banco emitir baixa de boleto de outro banco.

 

  1. O pagamento de boletos fraudados não isenta o cliente do pagamento de eventuais protestos;

A MPA AUTOMAÇÃO EIRELI ME (MPA AUTOMAÇÃO E ENERGIA) não emite anuência ou instrumento de protesto de boletos pagos de forma indevida, somente após a devida liquidação;

 

Caso tenha efetivado um pagamento de boleto fraudado:

 

  1. Não se desespere;
  2. Dirija-se a uma Delegacia de Polícia Civil e registre um BOLETIM DE OCORRÊNCIA; de posse da NF, comprovante de pagamento ou boleto autenticado e eventuais notificações de cobrança ou protesto;
  3. De posse do BO, dirija-se a um CARTÓRIO e com uma cópia autenticada, registre uma OCORRÊNCIA BANCÁRIA, pedindo o reembolso junto ao GERENTE PESSOA JURÍDICA DO BANCO RECEBEDOR;
  4. Encaminhe cópias das 2 ocorrências ao FINANCEIRO DA MPA através do email: financeiro@mpaautomacao.com.br e ligue (62) 3541-0015, afim de registro interno da ocorrência.
  5. Caso tenha recebido NOTIFICAÇÃO DE CARTÓRIO de um boleto pago, porém FRAUDADO, agilize os procedimentos citados acima;
  6. Efetive o pagamento diretamente com a MPA AUTOMAÇÃO EIRELI ME;

 

 

QUALQUER DÚVIDA OU DIVERGÊNCIAS APRESENTADAS EM BOLETOS RECEBIDOS, PEDIMOS QUE ENTRE EM CONTATO COM O NOSSO DEPARTAMENTO DE COBRANÇA

telefone 62 3541-0015

e-mail financeiro@mpaautomacao.com.br